DARK KNIGHT RETURNS – FRUIT MARKET

Quando se fala na importância de “Dark Knight Returns – Fruit Market” em comparação à outras aventuras do Bátema, é preciso ter em mente alguns aspectos que estruturam a obra. O primeiro e mais importante é a idade de Bruce Wayne, agora um velho de 55 anos, amargurado e consumido por uma angústia que o isola e o faz reviver tormentos do passado no Baile dos Enxutos. Outro importante pilar da narrativa é a relação entre sua tia e o Coringa (o palhaço, o bobo) que é o ponto alto do roteiro de Frank Miller. Quando Clotilde e Dick (aquele viadinho) retornam à cena, Bátema já é o líder do Capote Group e não há desfecho mais incrível para uma história desse tipo. Muito mais do que no início da saga, temos a noção clara e simbólica de que esse documento não prova nada, prova só que o Coringa é um filha da puta.

O Homem Besouro >> Making Of

A Society of Virtue é o projeto mais bacana de 2017. É tão legal que todo mundo achava que era gringo. Os R-MENGinger Panther, Bernard & Fredick e o resto dos super-heróis que enfrentam os problemas que nem sabiam que tinham (e talvez preferissem não saber) já chegaram ocupando seu lugar de destaque nos corações dos amantes da Cultura POP com os roteiros verdadeiramente engraçados do Ian e a arte foda do menino Thobias. Todas as terças tem video inédito no Youtube e webcomics exclusivas na APP.

Aqui temos a primeira ilustra do Homem Besouro, personagem central da webcomic que desenhei para a APP. Acompanhando de seus amigos, o Homem Capivara e o Orquídeoman, eles são os protetores da Amazônia. Grandes poderes e grandes responsabilidades, mas não tenha dúvida, tudo tem seu preço.

 


TIMELAPSES

Timelapse do primeiro quadrinho da primeira página da webcomic “BEETLE MAN – O Homem Besouro” da Society of Virtue. Mais ou menos uma hora e meia de trabalho. A trilha sonora é a música “Pickin’ Tomatoes”, da banda de rock holandesa “Shocking Blue”. Foi composta por Robbie Van Leeuwen e lançada em 1968 no album também chamado “Shocking Blue”.

Timelapse do segundo quadrinho da quarta página da webcomic “BEETLE MAN – O Homem Besouro” da Society of Virtue. Um pouco mais de duas horas de trabalho. A trilha sonora é a música “Walk Don’t Run”, da banda instrumental estadunidense “The Ventures”. Foi lançada em 1960 no album do mesmo nome.

Timelapse do último quadrinho da quarta página da webcomic “BEETLE MAN – O Homem Besouro” da Society of Virtue. A trilha sonora é a música “The Herd”, da banda holandesa “Mudcookies”. Foi lançada em 2015 no album também chamado “The Herd”.

Terra do Demônio

Desde 2015, entre um brechó e outro, o Yuri vem desenhando e redesenhando esse gibi. Desenhar, colorir, botar balões, letras e editar um quadrinho de 112 páginas não é tarefa simples, ainda mais quando se tem um emprego, então até que foi rápido. Pelo menos pros meus padrões. Também fiz uma pequena participação no começo.

Wasteland Scumfucks é como O Senhor dos Anéis, só que os heróis são violentos assassinos canibais. Um pouco mais violento talvez que Game of Thrones, mas com personagens muito fofos. O protagonista é inspirado em G. G. Allin, o legendário punk rocker norte-americano famoso por comer as próprias fezes e praticar automutilação durante os shows, e também por agredir a plateia ao ponto de ter saído de alguns shows direto para a cadeia. Na saga criada por Yuri de Moraes, GG é um jovem ex-escravo que escapou de um terrível campo de trabalhos forçados, roubou o bastão mágico de uma gangue de elfos malvados e tenta sobreviver em um deserto (conhecido como Terra do Demônio) acompanhado de seus amigos: um robô chamado Z e uma elfa chamada Sérgio”, Gabriel Faria.

O lançamento é quinta que vem, 05 de outubro, na Gibiteria, das 19h30 às 22h30.
Praça Benedito Calixto, 158 an 1 sl 11 em São Paulo. Estaremos lá!

 

Aqui o release oficial no programa do Danilo Gentilli.

Yoda, the crazy years

Você certamente conhece o Yoda com 900 anos de idade, disléxico, velhinho, isolado em Dagobah treinando o filho do maior tranqueira da galáxia pra tentar consertar as cagadas de seus antigos padawans. Você também viu o Yoda Grão Mestre da Ordem Jedi, membro do Alto Conselho durante os últimos séculos da República Galáctica e das devastadoras Guerras Clônicas. Com sua enorme sabedoria e profundo conhecimento da Força, esse velho muppet carregou por séculos os Jedi nas costas até depois de sua aposentadoria. O que você provavelmente não sabe é que pra atingir esse nível de iluminação, esse senhor já aprontou altas confusões nos cantos mais barra pesada da galáxia. O Yoda de 190 anos, mulherengo, sem vergonha e cheio de atitude não sossegava enquanto não arrastava seu priminho Yaddle pra tudo quanto era encrenca, tocando um puteiro galático de fazer inveja ao próprio Lando Calrissian. Mal posso esperar por esse próximo filme do Star Wars Anthology anunciado pra 2020!    

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Essa ilustração foi feita originalmente para o OmeleTV 209 em 2013. Éramos visionários.

O verdadeiro rosto de Joana d’Arc

No começo deste ano, o amigo Farah me lançou um desafio: reconstituir o rosto de uma personagem histórica. Havia duas condições iniciais: não conhecer sua identidade e me basear em três referências visuais e em uma descrição física bastante resumida. Começou a troca de emails e mesmo com a escassez de informação, Farah não economizou nas palavras em nossas conversas sobre as características da figura. Focamos no período histórico, descrições do corte de cabelo, peso, altura e numa pequena mancha que havia em seu pescoço. Mesmo com pouquíssimos registros, a qualidade da discussão em torno do projeto acabou enriquecendo muito o briefing.

Quando apresentei o primeiro esboço, ele me disse “gostaria que tivesse as feições um pouco mais rústicas”. Apesar dos traços angelicais, não sabia que estava desenhando uma santa. No segundo esboço, tirei qualquer sugestão de beleza. Era o rosto de uma camponesa medieval, que aparentava mais do que dezoito anos.joana-darc-sketches

A terceira versão era uma combinação da primeira com a segunda. Quando a recebeu, Farah me pareceu bem satisfeito e me revelou quem era a retratada: santa Joana d´Arc. E pediu que, antes de finalizá-la, eu fizesse uma prece escrita por ele mesmo. Um trecho “eu vos rogo: revele seu rosto em minha imaginação e abençoai minhas mãos para que eu desenhe seu retrato, de modo que, contemplando-o com os olhos, as pessoas a alcancem com o coração”. Apesar de não ser uma pessoa religiosa, aceitei mais aquele desafio. O quarto esboço encerrou essa etapa do trabalho. joana-darc-sketches-02

A ilustração foi apresentada na Academia Brasileira de Hagiologia, em 29 de março. E, segundo o Farah, logo chegará na terra de santa Joana.


Por Fábio Tucci Farah

“Como era Carlos Magno? E santa Maria Madalena? Com o avanço das técnicas de reconstituição facial – que combinam perícia forense a programas de computador -, é possível saber, com certa precisão, como eram os rostos de personagens históricos. Basta dispor de seus crânios. Nessa seara, o trabalho dos brasileiros Cícero Moraes e José Luís Lira, fundador da Academia Brasileira de Hagiologia, tem ampla repercussão internacional.

Seria possível reconstruir a fisionomia de alguém sem ter acesso ao crânio? Foi o desafio que assumi, com o artista Marcelo Braga, na busca do verdadeiro rosto de santa Joana d´Arc. Em 1431, a heroína francesa foi condenada à morte na fogueira. Provavelmente, seu crânio explodiu por causa do vapor acumulado. De qualquer maneira, seus restos foram reunidos e lançados ao rio Sena – na tentativa de evitar que se tornassem relíquias ou fossem utilizados para feitiçaria.

Sem o crânio, nossa reconstituição facial se baseou em todas as descrições possíveis – e confiáveis – da aparência de Joana d´Arc e em algumas referências visuais. Entre elas, a única imagem contemporânea que chegou aos nossos dias – um esboço na margem de um documento – e, sobretudo, um monumento construído sobre a Pont des Tourelles, em Orléans, de três a sete décadas após o martírio. Embora o original não tenha sobrevivido, serviu de inspiração a descendentes da família d´Arc em homenagens à ilustre antepassada, na catedral de Saint-Étienne de Toul e em sua cidade natal, Domrémy.

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Com o rosto esboçado, Braga fez uma oração, rogando à santa que o ajudasse na empreitada. Certa noite, teria recebido, em sonho, a visita de Joana. Na manhã seguinte, com sua lembrança quase tangível, finalizou o retrato artístico. O resultado foi apresentado, em primeira mão, durante minha posse na Academia Brasileira de Hagiologia, na semana passada . O evento foi encerrado com uma prece coletiva que compus à santa Joana, aprovada por Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo e cardeal de São Paulo.”


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LOGAN

Logan é o último filme do Wolverine com Hugh Jackman no papel principal, pelo menos é isso que ele anda repetindo sem parar desde que começou a fazer a divulgação. Foi bom pra ele, fez a carreira nas costas do personagem e já pode se aposentar sem dever nada pra ninguém, quem sabe comer a primeira pizza com coca-cola de pois de 17 anos? Foi um bom casting. Apesar de não ter muito a ver com o personagem do gibi, segurou a onda e fez bonito mesmo com as cagadas dos roteiristas ao longo da história toda. Bem mais cagadas do que acertos, pra falar a verdade. Mas na boa, pra ficar perfeito mesmo faltou só uma coisa, a roupa amarela.

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Abaixo as etapas do trabalho, o traço preto do rosto em tamanho real, as cores e uma camada de sangue pra fazer justiça ao personagem. Tudo feito direto no Photoshop com uma Cintiq. Umas três horas de trabalho, mais ou menos.

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100 anos de Will Eisner

Sempre admirei a capacidade do Will Eisner de não se levar tão a sério em suas belíssimas páginas, abusando da elasticidade, onomatopéias e caricaturas mesmo quando o assunto era sério ou o tema pesado. Pra entender é só dar uma boa olhada na cara do Comissário Dolan. Will Eisner influenciou praticamente todos os quadrinistas que você conhece e mudou a maneira de fazer e encarar os quadrinhos, mas isso você já sabe, certo? Estaria completando 100 anos hoje se estivesse vivo. Feliz aniversário, Mestre.

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