História em quadrinhos que desenhei para a revista “Aventuras na História”, edição 89, dezembro de 2010. “Operação Thunderbolt” (ou “Operação Thunderball”, “Operação Entebbe” e finalmente “Operação Yonatan”) é o nome da espetacular operação militar da da unidade especial israelense Sayeret Matkal em julho de 1976, para libertação de mais de 200 reféns presos no aeroporto de Entebbe em Uganda durante o governo de Idi Amin Dada, que nada se parece com o Forest Whitaker. A operação já virou vários filmes e livros e é considerada por muitos especialistas como a missão de resgate mais complexa e perfeita de todos os tempos.
Fiz uma HQ de seis páginas pra edição que acabou de sair da revista Aventuras da História nº 89. É curtinha e focada apenas no resgate. Não sou de levantar bandeiras, mas acho que seria muito legal para os quadrinhos e para a revista se esse tipo de trabalho, com prazo e liberdade para os criadores de HQ se tornasse uma tradição. É uma tiragem que autores independentes e bons raramente costumam ver, e um tipo de conteúdo que deixaria a revista ainda mais interessante, isso sem contar o Hype e moda que envolve o tema “quadrinhos” hoje em dia.
Foi mais ou menos em agosto de 2010 que a Abril me procurou com a idéia de contar somente a parte final da operação, o resgate. A história toda é incrível e daria uma bela Graphic Novel, mas a revista tinha apenas seis páginas disponíveis. A princípio achei pouco, mas valia a pena tentar. A HQ é focadas na libertação de mais de 200 reféns presos no aeroporto de Entebbe em Uganda pela unidade especial israelense Sayeret Matkal. “Operação Thunderbolt”, que segundo especialistas é a missão de resgate mais complexa e perfeita de todos os tempos.
Eu não conhecia a operação, mas pesquisando rapidamente descobri que já virou vários livros, filmes, documentários, jogos e por isso tinha bastante material para usar. Li tudo que achei na internet, assisti ao documetário da National Geographic, vi o filme do Charles Bronson, do Forrest Whitaker e tentei botar tudo num roteiro enxuto que coubesse nas três páginas duplas.
É claro que vários fatores começaram a pesar, acuidade histórica, a representação dos personagens, as discrepâncias entre os textos, estilo do traço, o público da revista, detalhes e mais detalhes. Tentei deixar tudo o mais claro possível mas, como em todos os meus trabalhos, vejo essas páginas e penso no quanto poderia ter feito diferente, melhor e mais interessante. Enfim, o resultado foi esse.
*Publicado também pelo Issuu, cortesia do Rafael Mozeto – Operação Thunderbolt em Flash
Estudos de personagens
Muki Betser e Yonathan”Yoni” Netanyahu.
THUMBNAILS
Tentando acertar uma diagramação interessante e que conte bem a história.
Jul 08, 2011 - 11:13 AM
muito show!
que programa você usa para colorir as imagens?
May 14, 2011 - 05:10 AM
Bom pra caral#*!!
Parabéns!
Jan 28, 2011 - 04:32 PM
Muito massa Braga, Parabéns. Foi publicada nessa edição de janeiro?
Jan 24, 2011 - 10:08 AM
Consegui a revista. Parabéns pela história!
[]’s
Dec 14, 2010 - 08:54 AM
Ficou muito bom este trabalho! Bem no clima daquela animação foda, “Valsa com Bashir”.
Dec 03, 2010 - 04:08 AM
Braga, foi um projeto muito especial aqui pra nós da revista também. Dar bastante tempo e liberdade de criação para alguém como você só podia render um trabalho magnífico. Parabéns!
Beijos,
Debs
Dec 02, 2010 - 06:05 PM
Animal, Braguilio! Queria ver a HQ inteira, como eh que faz? Abeass
Dec 01, 2010 - 04:56 PM
Excelente, compatriota.
Guarda um numero pra mim, por favor.
Dec 01, 2010 - 10:22 AM
Fala, Braga! ficou muito bom esse trabalho. A cor casou muito bem com a arte-final. Perfeito!
Ótima semana,
Abraço,
Dec 01, 2010 - 05:32 AM
o seu traço me inspira. vc é foda!
Nov 30, 2010 - 01:44 AM
Estou sempre de olho em seus trabalhos, mas este ai em especial gostei demais. Meus parabéns, e um dia irei de publicar nesta revista também na qual gosto muito.
Foda essa paleta de cor!
Abraços
Nov 29, 2010 - 03:55 AM
arte sensacional! curti muito.
e concordo com isso de ter mais espaço pra esse tipo de trabalho, a Aventuras na História costuma usar isso vez ou outra e já vi ótimos trabalhos dessa forma, outras publicações podiam seguir o exemplo e seria legal também se rolassem edições especiais, acho que isso daria ainda mais liberdade pra bons materiais de HQ pro grande público.