SMURFS WARS

Mais ou menos no ano 2000 ou 2001 eu tive uma idéia para uma História em Quadrinhos sobre os SMURFS ®. Não cheguei sequer a elaborar um roteiro, mas acabei fazendo alguns esboços. Descobri que os pequenos azuis fazem 50 anos em 2008 e decidi colocar aqui essa idéia, que quem sabe pode um dia virar alguma coisa…

To read all about the Smurfs Wars in english, click here.

smurfs-wars-poster-diburros


SMURFS WARS

A história se passa depois da invasão feita pelos Smurfs ao Castelo de Gargamel. Eles finalmente se organizaram e o mataram, assim como a seu gato Cruel. Como troféu, o corpo preservado do gato ficou no centro da praça principal da aldeia, para lembrar a todos os tempos negros já idos.

smurfs-wars-poster-2014 

Houve um período de paz e prosperidade, tudo correu bem até a doença tomar conta do debilitado corpo de Papai Smurf. Antes de morrer, Papai pediu ao Robusto que cuidasse dos seus filhos e que nunca lhes faltasse nada na sua ausência. Robusto, vivendo um romance com Smurfete, aceitou e mesmo com pouca experiência soube conduzir seu povo com sabedoria. O que ele não sabia era da inveja que crescia no coração de Gênio. Ele, com seus óculos, era o conselheiro do novo líder e sofria pelo não correspondido amor da única mulher da tribo: Smurfete.

Enciumado e invejoso, Gênio rompe com Robusto e defende um novo ideal para seus irmãos: uma Democracia. Estudado, ele convence quase metade do povoado com suas revolucionárias idéias e divide os Smurfs em dois grupos: os que apóiam o regime centralizado de Robusto, e os que defendem os ideais democráticos de Gênio. Aos poucos, o que era apenas um debate acalorado sobre ideologias, torna-se um sério conflito.

Com ânimos acirrados, uma Guerra Civil é declarada e o grupo de Gênio é expulso da aldeia e forçado a viver na floresta. Exilado, humilhado e indignado, ele  trama uma vingança implacável contra Robusto. Sabendo que ele e Smurfete nunca haviam se deitado, pois não eram casados, Gênio ordena um ataque surpresa à aldeia numa noite chuvosa e fria.

Invadindo furtivamente a vila pelo outro lado, Gênio chega na tenda de Smurfete, que não o reconhece.

Sem os óculos e com uma tatuagem falsa de coração nos braços estava exatamente igual ao seu amado. A moça estranha seu comportamento já que enquanto a batalha segue a vários metros dali, ele continua imóvel na entrada da tenda, apenas olhando-a deitada e desprotegida. Tudo acontece muito rápido, e Smurfete não entende porque seu amado a ataca e a estupra tão feroz e violentamente. Teria a guerra transformado Robusto em um monstro?

smurfs-wars-concepts

Não era pra ser assim. Ela quer explodir, chorar, morrer. Seus gritos não são ouvidos por ninguém durante a batalha e quando depois de fugir calado, ele retorna ferido e cansado, não diz nada e se deita para descansar, ignorando a dor de sua amada.

Sem uma palavra sobre aquela horrível noite ele segue, e ela imaginando que seu companheiro havia enlouquecido, ou pior, revelado um lado seu que ela jamais conhecera, foge da aldeia pedindo asilo ao seu inimigo e outrora irmão, Gênio. Assumindo o papel de protetor ele a recebe com muito carinho e respeito e faz todos os arranjos necessários para que fique acomodada junto dele. Sem escolha, ela aceita.

smurfs-wars-army-of-smurfs

Tudo segue como Gênio planejou, com sua amada ao seu lado e a moral de seus homens revigorada pelas sucessivas vitórias, o fim da guerra estava cada dia mais próximo, assim como o fim de seu por inimigo.

Robusto, agora um guerreiro experiente, porém enfraquecido e confuso por não ter conseguido manter a promessa feita no leito de morte do Papai Smurf, tem seu coração inundado por ódio. Movido apenas pela vingança, ele lidera seus homens para a mais sangrenta batalha da história desses pequenos duendes azuis. Jamais perdoaria aqueles que o traíram, nem seu irmão e nem sua mulher… Medo, desespero, sofrimento e sangue nas mãos de Smurfs definitivamente não era o que Papai Smurf esperava para seus filhos…

Agora só falta eu ficar rico, comprar os direitos dos SMURFS ® e passar um ou dois anos desenhando a série.

Braga, Maio de 2008


Repercussão

Essa história nem de longe tem a ver com o filme dos Smurfs que está pra sair no ano que vem, mas foi sem sombra de dúvida o post mais bem sucedido da história do Diburros.

smurfs-wars-preview-2 

Nenhum outro assunto atingiu tanta gente como a tragédia que dividiu esses pequenos duendes e mudou sua história para sempre. Na época eu também recebi vários emails e comentários no blog perguntando como a história iria acabar, se era uma trilogia, sugestões de tramas e subtramas envolvendo magia negra, clonagem de Smurfetes e etc. Algumas eram até legais, mas eu já tinha feito a minha parte com relação aos Smurfs.

Eu até tinha escrito um final, com uma luta épica entre Robusto e Gênio sobre o esqueleto do Gargamel e uma cena final meio inesperada com gancho para continuações (óbvio), mas é sempre mais legal deixar a coisa no ar e deixar cada um criar o desfecho que quiser. O mais bacana é que não chega nem a ser um pitch (documento enviado a editores, geralmente contendo sinopse e ilustrações como proposta de uma nova HQ), é só um post despretensioso de uma idéia até interessante, mas que nunca poderia ser realizada.

Smurfs Wars também foi notícia no Omeleteio9Vancouverite80′s Cartoon PodcastScary IdeasMy Modern MetZine AcessoNerdcoreBodacious Belgrade Blog (com alguns comentários bem sérios), Blog de Diseño Gráfico, e até bem rapidinho no antigo programa da Marimoon, na MTV. Isso sem contar o ffffound e outros blogs que só divulgam as imagens.

A maioria gostou da idéia, mas também teve gente que não gostou, achou apelativo e nada a ver misturar desenhos infantis dos anos 80 com estupro e guerra. Talvez tenha sido por isso que o Blogger tirou o Diburros velho do ar, sem demora e sem aviso. Talvez alguém lá dentro tenha visto e achado melhor se livrar do conteúdo polêmico, e como eu era um usuário do tempo em que o serviço era de graça, tanto melhor. A verdade é que não dá pra saber, talvez nem seja nada disso.

Acabei deixando no Diburros em inglês o post inteiro e até agora ninguém me falou nada. Enfim, atendendo a pedidos o conteúdo está aí de volta, disponível em português depois de dois anos. Espero que não me traga nenhum problema dessa vez.

Braga, Agosto de 2010


TEASER POSTERS

Muito mais fácil e rápido do que desenhar uma HQ de 300 páginas é fazer alguns desenhos e botar num posterzinho com cara de teaser. Quase dá a impressão de que o projeto existe mesmo.

smurfs-wars-02 
smurfs-wars-06 
smurfs-wars-04 
smurfs-wars-03 

Desktop Wallpapers

Na época eu estava empolgado com a história toda e fiz um monte de desenhos dessas beligerantes criaturinhas azuis. Acabei montando esses wallpapers e postei aqui pra quem quiser usar. As três imagens estão em 2560 × 1600 e devem servir na maioria dos monitores.

smurfs-wars-wallpaper-01 smurfs-wars-wallpaper-02 smurfs-wars-wallpaper-03


This is a Homage, a Parody. Smurfs® and all related characters are © Peyo – © IMPS – All rights reserved. Mention of these characters in this document is without permission of © Peyo – © IMPS, but said use is not intended to challenge the owner’s trademark rights or copyrights. People who want to learn more about Smurfs® are encouraged to watch the cartoon and visit the official site.  

19 Responses

  1. Ana Cláudia Marques
    Dec 11, 2014 - 09:30 PM

    Incrível essa releitura da saga dos Smurfs! Parabéns.

    Reply
  2. Greg Mosquete
    Sep 11, 2014 - 07:54 PM

    Muito bom cara! Ducaralhus! :-)

    Reply
  3. Raoul
    Nov 20, 2012 - 09:51 AM

    Dear Sir,
    Would it be possible to buy you 2 big posters of Smurf Wars ?
    Thank you, it’s for a christmas gift…
    Best regards

    Reply
  4. Eduardo
    Nov 04, 2012 - 04:14 AM

    Cara se eu tivesse dinheiro investia nessa idéia para cria um game. Pqp ia ser um jogo muito foda.

    Reply
  5. Danilo
    Nov 05, 2011 - 11:22 AM

    Massa cara,puta ideia…hwehehehe

    Não sabia dessa,o foda é que isso nunca vai rolar né??

    Só se a marca virasse de domínio publico(impossível)

    Reply
  6. JFelipe
    Nov 02, 2011 - 03:23 PM

    Só uma sugestão: com os capuzes cônicos estão parecendo gnomos, não smufs.. tvz pudesse repensar esse design…

    Reply
  7. JFelipe
    Nov 02, 2011 - 03:21 PM

    FANTÁSTICO! Vale a pena investir numa HQ com esse roteiro.. alguém pode comprar a idéia e produzir a animação.. Faço votos!

    Reply
  8. caio
    Oct 09, 2011 - 04:48 PM

    Isso é uma besteira. Ficam denigrindo a imagem dos smurfs verdadeiros. Se Peyo(criador dos smurfs)soubesse disso ele iria processar vcs porque ele tem direitos autorais. E alem disso, essses tasers tao horriveis

    Reply
  9. miguel rude
    Sep 06, 2011 - 01:22 AM

    eu tenho uma ideia seria assim mas é com caverna do dragao…
    mas ta massa os teasers, inventei um carinhas baseados nos smufrs tambem mas acho q tou pensando em voltar com eles so porque vi esse post rsrs

    Reply
  10. rafael beltrame
    Jul 12, 2011 - 12:25 PM

    se fosse um zine/revista/livro/filme, eu compraria

    e recomendaria!
    seu traço é muito f*da cara, parabens

    Reply
  11. Marrul
    Nov 17, 2010 - 05:50 PM

    estou emocionado!!! quando criança adora os Smurfs e com essa super produção tive um vislumbre de um sonho se realizando… ver smurfs de um forma adulta: Politica, sexo, guerra, historia!!!! D+!!!! parabens!!!

    Reply
  12. Amanda Grazini
    Sep 01, 2010 - 04:37 PM

    Caralha Braga, vc é foda! :D

    Reply
  13. Mangabeira
    Sep 01, 2010 - 02:50 PM

    acho que rola até uma pré-venda, de tão bom que deve ficar o negócio.

    Reply
  14. Rico
    Sep 01, 2010 - 10:08 AM

    Porra Braga, dá uma puta Graphic Novel… compra logo os ©direitos e faz essa bagaça! Vai ficar milionário! rsrrsrsrs.
    MUITO massa esse post e os trabalhos.
    Abs,
    Rico.

    Reply
  15. Marcelo Braga
    Aug 30, 2010 - 11:06 PM

    Cara, faz muito tempo que vi essas ilustrações!
    Sempre achei sensacional e várias vezes pesquisei na web sobre o que se tratava.

    Parabens, xará!

    Reply
  16. Marcel Leal
    Aug 30, 2010 - 04:23 PM

    Melhor que Smurfs Wars só Bauru Downtown.

    Reply
  17. Luciano Barbosa
    Aug 30, 2010 - 04:19 PM

    Simplesmente GENIAL! Pagaria o necessário por uma obra dessas publicada!

    Reply
  18. cliff oliveira
    Aug 30, 2010 - 01:32 PM

    Parabéns, muito bem bolado

    Reply
  19. Mau Fontinele
    Aug 30, 2010 - 01:30 PM

    Massa meu Véio! Manda ver isso logo!!

    Reply

Leave a Comment